Como visualizar a rede de artistas, escritores, colecionadores e intelectuais que influenciaram a trajetória de um artista? Ao longo dos séculos XVIII e XIX, redes compostas por artistas, escritores, colecionadores e intelectuais desempenharam papel fundamental não apenas na produção artística, mas também na disseminação e interpretação das figuras históricas (Fayos-Pérez, 2025). A Rede Goya – um projeto digital fundamentado na pesquisa de Paula Fayos-Pérez – propõe o mapeamento das relações sociais e profissionais em torno do artista espanhol Francisco de Goya.
Projetos recentes em Humanidades Digitais – como Xingu Entangled ou Collective Biographies of Women – têm utilizado base de dados relacional para melhorar a compreensão dos contextos artísticos históricos. Essas redes facilitam a exploração de relações complexas entre figuras históricas, obras de arte, objetos e fenômenos culturais, revelando insights que os métodos tradicionais muitas vezes não conseguem alcançar.
O projeto não apenas revela os vínculos entre Goya e outros artistas, críticos e colecionadores na Espanha e na França do século XIX, mas evidencia como essas relações constituem uma rede híbrida, constantemente em transformação. Diferente dos estudos tradicionais que se concentram na análise isolada da obra de Goya, o projeto destaca o contexto relacional que moldou seu legado, reconhecendo a importância das pessoas, seus trabalhos e atividades, na vida do artista.
A plataforma nos apresenta uma rede semântica composta por nós e arestas, os nós representam diferentes tipos de atores – amigos, artistas, parentes, conhecidos – e as arestas indicam a natureza dos relacionamentos: correspondências, colaborações, influências mútuas. Assim, cada pessoa representada na rede atua como mediador, estabelecendo novas possibilidades de conexão e produção de significado.
É possível explorar a rede interativamente, selecionando esses nós e arestas para acessar conteúdos como biografias, graus de parentesco e tipos de relacionamento, bem como informações sobre as atividades exercidas e a origem dos dados coletados. A plataforma permite também filtrar os atores da rede por categorias profissionais – como jornalistas, críticos, diplomatas, escritores, entre outros – ou ainda selecionar as nacionalidades, oferecendo outras possibilidades de análise e entendimento sobre a vida do artista.
Concebida como um banco de dados dinâmico e colaborativo, a Rede Goya busca ampliar as formas de compreensão do campo artístico, tornando-se uma ferramenta inovadora para acadêmicos, estudantes e o público interessado em explorar as redes que sustentaram a trajetória de Goya – e, por extensão, em investigar como as redes de relações constituem e reconfiguram a própria história da arte.
A proposta de Fayos-Pérez em ampliar sua pesquisa oferecendo um canal de comunicação com pessoas interessadas indica a continuidade do projeto para além do digital conectando grupos de pesquisa, acadêmicos, artistas e curadores e formando assim uma nova rede social em torno do artista.
Conheça a Rede Goya: https://www.goyanetwork.com/
Este é um projeto digital baseado na pesquisa desenvolvida por Paula Fayos-Pérez como parte de seu trabalho de pós-doutorado sobre as redes sociais e profissionais de Goya. É uma continuação da pesquisa realizada durante seu doutorado (Universidade de Cambridge, 2018), que mais tarde foi transformado em um livro: Goya’s Caprichos in Nineteenth-Century France. Politics of the Grotesque.