Artport Whitney

Cássia Hosni

Lançado em 2001, o portal dedicado às obras de net arte do Whitney Museum of American Art apresenta as obras comissionadas pelo museu, os projetos passados e os atuais, contendo a página original dos trabalhos quando eles foram lançados e a possibilidade de visualizar suas restaurações, com a documentação do processo. Por meio de cinco grandes áreas, o site do museu apresenta obras inéditas, além do histórico de suas produções.

Na seção obras comissionadas realizadas entre os anos de 2001 à 2025, há trabalhos que foram originalmente lançados em um ano com a versão restaurada em outra, como {Software} Structures, de Casey Reas, que explora a ideia de software como arte, inspirada nos desenhos do artista Sol LeWitt. No projeto On the Hour, obras foram criadas para marcar as horas do dia, ficam “em cartaz” no site por um período de tempo. Na série Sunrise/Sunset, que funcionou de 2009 a 2024, trabalhos que lidavam com o pôr e nascer do sol na cidade de Nova Iorque, estiveram disponíveis online, explorando a ideia de localização física e espaço virtual.

De 2001 a 2006, um artista era convidado para apresentar seu trabalho no projeto Gate Pages, em que a proposta artística era apresentada em uma nova janela do navegador. No portal, há destaque para a obra The World’s First Collaborative Sentence, criada por Douglas Davis em 1994, doada para o Whitney em 1995 e restaurada em 2013. A obra de internet art convidava os usuários a contribuir com frases, postadas em um site de modo aleatório. No site do museu é possível acompanhar como foi o processo de restauração do trabalho, e há os “screenshots”, registros de como a obra aparecia em seu formato passado.

Conheça: https://whitney.org/artport