Bruna Keese
VIKUS é um projeto de pesquisa transdisciplinar realizado pelo Urban Complexity Lab na Universidade de Artes Aplicadas de Potsdam. O nome do projeto é uma abreviação de “Visualisierung kultureller Sammlungen” ou “Visualizando coleções culturais” e ele conta com pesquisadores de diversas áreas como visualização da informação, design de interfaces, computação, estudos midiáticos e culturais, para desenvolver e avaliar novas formas de visualizações que propõe uma análise interativa de acervos culturais digitalizados.
O projeto busca investigar modos de responder às questões colocadas pela digitalização de acervos culturais de instituições, que agora devem oferecer novas formas de engajamento e visualização de seus acervos. Para tanto, aborda o campo do patrimônio cultural digital combinando possibilidades tecnológicas com reflexões culturais, de modo a desenvolver visualizações e interfaces que ofereçam novas perspectivas sobre acervos culturais. Para isso, as técnicas de interação e representações visuais são projetadas e avaliadas quanto à sua adequação a diferentes cenários. O projeto parte da compreensão de que as próprias visualizações devem ser consideradas artefatos culturais, que precisam ser interpretados, projetados e criticados.
Ao longo da última década, o VIKUS desenvolveu uma série de protótipos que possibilitam o estudo de soluções gráficas de interfaces voltadas à exploração de patrimônios culturais digitalizados.
Um exemplo é o VIKUS Viewer, um sistema de visualização online que organiza milhares de artefatos culturais em uma tela dinâmica por temas ou cronologias. Além disso, o usuário pode interagir com a plataforma a partir de palavras-chaves associadas à cada coleção, que permitem que diferentes agrupamentos possam ser filtrados e visualizados de cada vez.
Por meio dos movimentos de zoom-in e zoom-out, é possível tanto visualizar as dinâmicas dos conjuntos quanto focar em itens específicos, acessando mais detalhes, incluindo suas texturas e cores, graças à alta resolução das imagens.
O VIKUS Viewer já foi utilizado para a visualização de algumas coleções como os mais de 3.000 livros da biblioteca de Johann Wolfgang von Goethe (1749–1832), cerca de 1.000 desenhos e pinturas Vincent van Gogh (1853–90) e quase 6.000 mil cartazes de manifestações da Marcha das Mulheres de Boston, em janeiro de 2017. No momento, além das já mencionadas, o VIKUS Viewer está sendo utilizado na visualização de mais 3 coleções em aplicações vinculadas ao projeto e em outras 15 aplicações que utilizam o código base.
Tais aplicações foram feitas em colaboração com diferentes coleções culturais e instituições. O design da interface do VIKUS Viewer é de Christopher Pietsch e está disponível como software open source no GitHub. A equipe do projeto Vikus é composta por Marian Dörk, Katrin Glinka, Stephanie Neumann e Christopher Pietsch.
Conheça
Saiba mais sobre o projeto e explore suas plataformas interativas em