Chega ao herbário do Instituto de Biociências da USP o acervo do botânico Goro Hashimoto, com registros de mais de 40 mil espécies da flora brasileira. Fundado em 1932, o herbário do departamento de Botânica do Instituto de Biociências da USP é um dos mais importantes do país e abriga mais de 250 mil amostras de plantas secas para estudos científicos.
O herbário acaba de receber a coleção de 43 mil plantas formada pelo imigrante japonês e botânico Goro Hashimoto, que coletou e registrou um enorme número de espécies. A coleção é composta de exsicatas, amostras de plantas secas, prensadas, identificadas e montadas em folhas de papel.
Goro chegou ao país em 1934 e, apaixonado pela flora brasileira, pesquisou intensamente, publicando livros sobre plantas medicinais, frutas e legumes do Brasil. Ele colaborou ainda no mapeamento e identificação das árvores dos parques municipais de São Paulo nos anos 80 e 90.
Um dos destaques da coleção é o registro da extinta flora do Parque Nacional de Sete Quedas, área que foi inundada para a construção da usina hidrelétrica de Itaipu. A coleção conta também com registros de diversas espécies presentes em bairros de São Paulo que foram eliminadas localmente em decorrência do rápido crescimento da cidade. Trata-se de um acervo extremamente valioso uma vez que representa 330 famílias coletadas de diversas partes do Brasil.
Após cuidados de recuperação e atualização científica, processamento e inserção dos dados em bancos, todo o acervo foi fotografado. Utilizando técnicas de informatização de coleções científicas, a coleção estará disponível não apenas para consulta física no herbário como também virtual. A coleção será gradativamente disponibilizada em repositórios virtuais de acesso público como o Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil e o herbário Virtual REFLORA.
Conheça
Saiba mais sobre a incorporação do acervo de Goro Hashimoto ao Herbário do IB USP no canal do youtube do Instituto https://www.youtube.com/watch?v=VqVx9LTqGiA e no jornal da USP https://jornal.usp.br/universidade/acervo-de-43-mil-plantas-ganha-vida-nova-no-herbario-do-instituto-de-biociencias-da-usp/