Conheça a Biodiversity Heritage Library (BHL)

Por Felipe Mamone

Todo brasileiro conhece um ipê, mas você já se perguntou como podemos conhecer plantas que nunca vimos pessoalmente? Por séculos, a maior fonte de conhecimentos botânicos foram as ilustrações de grandes livros que eram transportados para todo o mundo, muitas vezes com folhas desidratadas das espécies entre suas páginas. Mas e no mundo digital?

Atualmente, a Biodiversity Heritage Library (BHL) é a maior biblioteca digital de acesso aberto sobre biodiversidade do mundo. Construída a partir de um consórcio de dezenas de instituições, a BHL oferece acesso a centenas de milhares de volumes sobre botânica, totalizando mais de 60 milhões de páginas sobre espécies vegetais.

O raciocínio por trás da iniciativa é simples: facilitar a consulta a coleções de biodiversidade através da reunião de acervos individuais em uma só plataforma cuja interface seja prática e intuitiva. Abrangendo livros do século XV ao XXI, a BHL se destaca não só pelo tamanho do seu acervo, mas também pelo espírito colaborativo das instituições participantes.

É esse espírito que nos permite, por exemplo, baixar esses livros. Isso ocorre porque a BHL colabora ativamente com os detentores dos direitos autorais, que frequentemente liberam suas obras por meio de licenças abertas como a Creative Commons.

Além da vasta disponibilidade, a BHL também é conhecida por sua precisão. O objetivo aqui é acadêmico: a consistência e a interoperabilidade dos dados são fundamentais para a referenciação e a checagem de informações. Um dado interessante é que, desde sua criação em 2006, a BHL já serviu a milhões de pessoas em mais de 240 países. Um exemplo notável de como tecnologias digitais aplicadas a acervos podem democratizar os mais diversos conhecimentos.

CONHEÇA

https://www.biodiversitylibrary.org