Curatorial A(i)gents

Bruna Keese

Entre os anos de 2020 e 2022, pesquisadores e designers do metaLAB (at) Harvard realizaram experimentos explorando as possibilidades do aprendizado de máquina a partir das coleções digitais dos museus da Harvard. 

Utilizando os dados dos museus com fins expressivos, os projetos abordam questões fundamentais no cruzamento entre tecnologia e cultura. O objetivo principal foi investigar como a inteligência artificial pode analisar, visualizar e reinterpretar acervos artísticos. 

Os experimentos abordaram diferentes aspectos do uso da IA, a partir de visões analíticas, críticas e até mesmo lúdicas. Investigar padrões nas coleções, questionar o consumo cultural, escancarar os custos ambientais da IA e apontar para as lacunas históricas na produção artística foram alguns dos caminhos apresentados. 

Além disso, alguns experimentos tiveram um caráter panorâmico, buscando formas de representar o conjunto de coleções do museu, como é o caso de Surprising Machines, de Dario Rodighiero, Douglas Duhaime, Christopher Pietsch, and Jeffrey Schnapp. A instalação cria visualizações de constelações formadas por 200.000 itens do acervo dos museus a partir da similaridade das obras e da interação com os gestos do público. O espectador pode então dar zoom nas diferentes manchas da constelação e aos poucos identificar as obras que as compõem.

A Flitting Atlas of the Human Gaze, do fundador do metaLAB Jeffrey Schnapp, em colaboração com Dietmar Offenhuber, Todd Linkner e Kevin Brewster, usou a visão computacional para mapear a política do olhar — quem olha para quem — nas coleções de moedas, gravuras, fotografias e pinturas dos museus. Em Ocean Amplification, Francisco Alarcón, Stefan Helmreich e Boris Konik evocam uma experiência sublime enquanto levantam questões sobre os custos ambientais da computação em IA. Já em Igùn, Minne Atairu chama atenção para o intervalo de 17 anos na produção artística do Benim causado pela invasão britânica de 1897, gerando esculturas conceituais do que “poderia” ter existido nesse período.

Os 12 experimentos desenvolvidos foram expostos na Light Box Gallery no início de 2022. Além da exposição, o projeto contou com uma série de mesas redondas que seguem disponíveis no Vimeo. Pesquisas oriundas de Curatorial A(i)gents foram apresentadas no Ars Electronica 2020, na Information+ Conference 2021, no Information Design Journal, na Movement and Computing Conference (MOCO) 2022 e nos Proceedings do MOCO 2022. 

Conheça mais

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