Eclipse Atlas

Bruna Keese

Um acervo de mapas do tesouro: visite o Eclipse Atlas e percorra os caminhos desse fenômeno espetacular!

O Eclipse Atlas é um acervo virtual que reúne mapas, ilustrações e clippings de jornais que documentam o mágico fenômeno do eclipse desde 1654. Além de documentos históricos, o Atlas também conta com fotografias de eventos recentes e oferece dicas de como visualizar os eclipses nos próximos anos. 

O site faz parte do projeto pessoal do cartógrafo Michael Zeiler e busca celebrar a beleza dos mapas históricos de eclipses e funcionar como uma galeria cartográfica. Este é o terceiro site desenvolvido por Zeiler que, ao longo dos anos, foi expandindo sua pesquisa até chegar no acervo reunido no Eclipse Atlas, lançado em agosto deste ano.

Os mapas de eclipses registram a faixa da Terra de onde é possível vivenciar um eclipse solar total. Ou seja, revelam o “caminho” do eclipse no globo terrestre. Eles exigem muitos cálculos e grande esforço cartográfico e mapeiam um evento que dura poucas horas. Porém, como nos instiga Zeiler, são como mapas do tesouro, indicando onde é possível viver uma experiência única na vida.

O Eclipse Atlas tem como um dos objetivos principais funcionar como um museu virtual, documentando os mapas já realizados e utilizando-os para a aprimorar a cartografia atual. Além disso, o atlas busca ser uma galeria para os novos mapas desenvolvidos e apontar caminhos para que as pessoas possam presenciar o fenômeno.

O atlas está organizado em três sessões: próximos eventos, eclipses recentes e mapas históricos. Essa última, por sua vez, engloba documentos dos últimos cinco séculos divididos a cada 20 anos. Dessa forma, é possível percorrer uma linha do tempo e investigar como os eclipses eram visualizados e representados, tanto de forma técnica como para o grande público. As inúmeras imagens ilustram passagens relevantes nos aspectos de representação gráfica e nas possibilidades tecnológicas de cada período. As imagens estão em alta qualidade e legendas explicativas, bem como textos de curiosidades e aspectos relevantes sobre os diferentes momentos históricos, somam outras camadas de informações sobre os documentos.

O site apresenta ainda uma lista de fontes para aprofundar a pesquisa ou se deliciar com imagens vinculadas ao fenômeno. Visite o Eclipse Atlas em https://www.eclipseatlas.com/