Por Felipe Mamone
Você já notou que, em cerca de dez anos, tornou-se comum vermos modelos digitais na televisão ou encontrarmos objetos imprimidos no cotidiano? De forma geral, podemos atribuir essa mudança a dois fatores convergentes: ao desenvolvimento de ferramentas de modelagem acessíveis e intuitivas, que permitiram seu uso por pessoas sem conhecimento especializado, e ao barateamento das impressoras 3D, que tornou a materialização desses modelos uma realidade para muitos, expandindo seu uso do universo industrial para o doméstico.
Essa democratização de tecnologias irmãs criou um verdadeiro ciclo virtuoso: mais pessoas podem criar e imprimir modelos, impulsionando a formação não apenas de vastos acervos, mas também de comunidades engajadas na melhoria das próprias ferramentas e objetos. E, de fato, a ascensão de acervos de modelos tridimensionais é um fenômeno recente mas notável em muitos aspectos. Além de seu elevado número de visitantes diários, sites como Thingiverse e SketchFab não são simples bibliotecas, mas plataformas interativas que permitem a profissionais e entusiastas discutir, modificar e baixar itens criados coletivamente.
Essa revolução 3D também tem um impacto significativo no campo patrimonial. Instituições como o Smithsonian estão se aproveitando dessa tendência e disponibilizando modelos tridimensionais de suas próprias coleções para download. Paralelamente, iniciativas de preservação como o Global Digital Heritage estão criando frentes de trabalho dedicadas à digitalização e disponibilização de patrimônios para consulta e, por incrível que pareça, download.
Por fim, vale dizer que, ao disponibilizar obras de arte, artefatos históricos e objetos científicos em 3D, essas iniciativas acabam por tensionar nossas noções de original e autoria, ao mesmo tempo em que oferecem novas e poderosas formas de interação e aprendizado. Visite algumas dessas plataformas e conheça você também os novos horizontes que as tecnologias tridimensionais oferecem à preservação e à divulgação do patrimônio cultural.
CONHEÇA